Rótulos

Não estou a falar aqui dos complexos rótulos pedagógicos que podem deixar marcas doloridas e indeléveis na alma de quem passou por tal experiência.
Eu me refiro ao visual das embalagens dos produtos que encontramos no supermercado. Caixinhas, latas, garrafas, pacotes… Tudo muito colorido, logotipos chamativos, formatos e materiais diversos, texturas variadas e um número sem fim de informações.
A tabela nutricional é uma ajuda e tanto para os consumidores atentos. Afinal, o submundo dos produtos industrializados é uma incógnita. Precisamos confiar no que está escrito e assim conseguimos balancear a nossa dieta.
A mesma coisa acontece com os produtos que têm  estampados em suas embalagens um trilátero amarelo com um “T” dentro. Isso pode te livrar do ato insano de comer um produto transgênico. Da última vez em que eu estive no Brasil ouvi dizer que havia um projeto de lei visando acabar com a obrigatoriedade da informação. Recentemente li que, felizmente, a ideia foi rejeitada pela CCT.
Bom, o caso se complica quando se trata de pessoas alérgicas. Os celíacos já conquistaram muitas coisas. A frase afirmativa “contém glúten” em uma embalagem pode realmente salvar vidas.
Atualmente foi aprovada, pela Anvisa, uma resolução que determina a obrigatoriedade na rotulagem dos alimentos sobre a possível existência de ingredientes alergênicos. Um chocolate, por exemplo, que por algum motivo, em seu processamento, entre em contato com soja, é necessário estampar em sua embalagem… “Alérgicos: Pode conter soja.”
Aqui na Alemanha isso já faz parte da vida há muito tempo. Só que, como quase tudo por aqui, a lei é levada a redundância extrema. Ontem eu comprei um tubo de mostarda(Senf)…

IMG_1109[1]

Sou um apreciador da tal iguaria. Estou sempre a refinar meu paladar experimentando os mais diversos tipos de mostarda … doce, picante, graúdas, misturadas, etc.
Antes de iniciar a degustação resolvi checar as informações sobre alergênicos. Para minha surpresa estava impressa na embalagem da mostarda a seguinte mensagem: Indicação para alérgicos: Contém mostarda. (Hinweis für Allergiker: Enthält Senf.)

IMG_1110[1]

Vocês hão de convir que a precaução alemã é realmente algo sublime. Imaginem um alérgico a mostarda que resolve comprar um tubo do tal acepipe. Aqui na Alemanha certamente não sofrerá um choque anafilático pois, ao ler as informações do tubo, perceberá que este contém o tal elemento, sendo assim, não se tratando de uma tentativa de suicídio, a pessoa declinará do ato de comer a mostarda. Enfim, coisa de país desenvolvido.