Sun and young

Chinês,

come somente uma vez por mês!
Não vai mais a Xangai buscar a “butterfly”!
Aqui, com a morena fez a sua fé!
Lig-lig-lig-lé!
Adriana Calcanhoto

Ultrapassaram a marca de um bilhão, a maioria deles vive num país chamado China, mas um grande contigente dessa gama de pessoas está espalhada por todos os lugares possíveis: Becos, cidades, esquinas, avenidas, ruas, ruelas, pequeninas vilas germânicas, etc. Você provavelmente já teve ter esbarrado em um com seus olhinhos característicos e uma tradição de fazer inveja a qualquer habitante, como eu, do “novo” mundo.
Esse exemplar [foto abaixo] encontrei aqui na Alemanha. Raro, raríssimo, maravilhoso, inteligente, culto, admirador da chamada cultura brasileira, Sun Yong se tornou um amigo e me cativou com seu sorriso, sua gritaria(cheguei atrasado e não entreguei o ônibus, que ele tanto precisava, no horário [ainda estou traduzindo e deglutindo os milhares de xingamentos em alemão e mandarim]), suas desculpas e seu método pouco ortodoxo de ensinar a fazer um típico churrasco de linguicinhas.
Naquela tarde suei para aprender e entender todas as suas dicas e explicações. Se fui um bom aluno não sei, mas depois que todos foram embora, recebi um convite para sentar-me com ele e degustar de uma boa cerveja, trocando em miúdos informações sobre os nossos dois gigantes países.