Pequena Alemanha não! Grande Pomerode!

O termo “Pequena Alemanha” é bonitinho, mas acredito, meus amigos, que somos muito mais do que isso.
Não sei se vocês se lembram da história da moça que chega no ponto, no exato momento em que o ônibus parte. Ela, desolada, diz:
– Poxa, perdi o ônibus!
Então um sábio, ao seu lado, profere:
– Você não perdeu nada! Foi o ônibus que te perdeu. Valorize-se!
É justamente isso que acontece com a ideia de Pequena Alemanha. Temos que virar o jogo! Afinal, todo morador da Pequena Alemanha, quer dizer, Pomerode, sabe que somos a última bolacha do pacotinho. Temos a menor Bíblia do mundo, o maior ovo de páscoa do universo. A Festa Pomerana é uma atração mundial, mil vezes melhor do que uma Oktoberfestzinha de Munique. Nossa natureza é exuberante. Olhos de boneca crescem por todos os lados, bugios cantam o pôr do sol, Kampfux (cachorros do mato) esgueiram-se pelos campos de capim elefante, periquitos verdes cruzam nosso céu anil, canários da telha, amarelinhos, dobram lindas melodias.
Nossa arquitetura é digna de ser considerada patrimônio mundial pela Unesco. A Rota do Enxaimel, por exemplo, é transcendental. Nossos portais, o prédio onde fica o restaurante Schroeder. O Museu Erwin Teichmann sobrepõe-se, sem exageros, a Capela Sistina.
Se formos falar em monumentos, o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor, Nova Iorque a Estátua da Liberdade, Detmold o Hermannsdenkmal, e Pomerode? Bom, temos a Estátua do Imigrante. O sujeito que enfrentou todos os infortúnios e chegou aqui de cabeça erguida a mostrar para todos o peito e a grandeza do seu machado.
Nossa economia é pujante. Temos a Schornstein, uma cerveja com alma, na Alemanha as cervejas possuem apenas lúpulo, malte, levedura e água.
Temos também, uma língua própria, afinal o porto-plattdeutsch é propriedade nossa, Poraman! Nosso PIB, se bobear, é maior do que o do Zimbábue.
É por tudo isso e, principalmente agora, ano eleitoral, meus queridos leitores, que temos que defender nossa honra. Não somos uma Pequena Alemanha, ao contrário, a Alemanha é uma grande Pomerode.