Palco giratório – Landesbühne – Siegfried Lenz

Hoje é dia de Teatro no Campus. Faz quatro anos que meu grupo subiu no palco e encenou  Leôncio e lena de George Büchner. Hoje o curso Ulmen apresentou uma novela de Siegfried Lenz chamada Palco giratório (Landesbühne).

buhne

Um grupo de presos aproveita a apresentação de uma peça teatral para fugir da cadeia. Eles roubam uma velha Kombi e se dirigem para o interior do país. Ao chegarem em uma pequena cidade eles fingem serem atores, tornam-se amigos do prefeito e são aceitos com enorme carinho pelos cidadãos. O prefeito que almeja incentivar a cultura local os convida a organizarem um museu municipal. Eles aceitam a empreitada no intuito de, com um pouco de dinheiro, fugirem para Dinamarca, pois lá os subsídios sociais do governo são enormes. Após a bem sucedida inauguração do Museu eles são convidados a receber as medalhas de honra do município. Infelizmente, no dia em questão eles são descobertos e obrigados a voltar para a cadeia.

No meio da encenação tivemos, como de costume, uma pausa bastante gelada…

IMG_0755

Agora vem a parte, que em minha opinião, é a mais significativa e bonita da história. Durante todo o tempo fica evidente uma profunda amizade entre João (Johannes) e o professor Clemente (Clemens). João planeja novamente uma fuga mas não chega a empreende-la pelo valor que dá ao amigo de cela.

IMG_0756