O segredo … dos alemães

Infelizmente tal post nada tem a ver com a interessante página compartilhada todos os dias milhares de vezes no Facebook.
Eu falo somente dos alemães e seu surpreendente crescimento pós-guerra. Tanto econômico, quanto, em partes também, cultural e social.
Há praticamente uma década que eu moro no país de Brecht e, evidentemente, estou sempre a fazer comparações infundadas, prejulgamentos, análises imprecisas da cultura que escolhi para passar parte da minha vida.
Outro dia, em um desses botecos chiques, na cidade de Weimar, lugar de Nietzsche, Schiller, Goethe, entre outros CDF´s, resolvi tomar uma cerveja e curtir o entardecer na praça central da cidade e, com Simone, em divagações nada filosóficas, acabei por perguntar-me o motivo do abismo social entre o país de Walter Benjamin e o de Paulo Freire…
Qual seria o segredo dos alemães?
Em meio a infinitas indagações e teorias sem base alguma, levantei o caneco e o destino revelou aquilo que Weber, em sua sociologia, escondeu…
O essencial para o desenvolvimento completo de uma nação é, como comprova o documento “porta copo”, a distribuição gratuita de cerveja, inclusive para as crianças.

DSC03770 bier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*